Polímeros
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar a macromolécula polimérica. As unidades repetitivas, chamadas de mero, provem da estrutura do monômero. O número de unidades estruturais repetidas, ou seja, o número de meros que podem se verificar na estrutura de uma macromolécula, é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
Na indústria química, muitos polímeros são produzidos através de reações em cadeia. Nestas reações de polimerização, os radicais livres necessários para iniciar a reação são produzidos por um iniciador que é uma molécula capaz de formar radicais livres a temperaturas relativamente baixas Um exemplo de um iniciador é o peróxido de benzoíla que se decompõe com facilidade em radicais fenilo.
Polímeros termoplásticos
Polietileno (PE): O polietileno é classificado pela sua densidade e ramificação. Suas propriedades mecânicas dependem significativamente de variáveis como a extensão e o tipo de ramificação, a estrutura cristalina e o peso molecular. Existem vários tipos de polietileno:
Polietileno de alta densidade (HDPE): O HDPE é conhecido por sua grande relação força-densidade. A densidade do HDPE pode variar de 0,93 a 0,97 g / cm3. É classificado em cinco classes (filme, injeção, sopro, extrusão, Roto)
Polietileno de baixa densidade (LDPE): O LDPE é definido por uma faixa de densidade de 0,910 a 0,940 g / cm3 e tem mais ramificações do que o HDPE.
Polietileno de Baixa Densidade Linear (LLDPE): O LLDPE difere estruturalmente do LDPE convencional devido à ausência de ramificações de cadeia longa.
Polipropileno (PP): PP é um polímero termoplástico usado em uma ampla variedade de aplicações. PP é classificado em duas categorias (Copolímero e Homo). Copolímero tem extrusão, injeção, grau de sopro e Homo polímero tem filmes, fibras, injeção, extrusão, graus de termoformagem.
Poliestireno (PS): PS é um hidrocarboneto de cadeia longa em que centros de carbono alternados são ligados ao benzeno. Existem vários tipos de poliestireno: (poliestireno de uso geral -GPPS, poliestireno de alto impacto – HIPS, poliestireno expandido -EPS)
Policloreto de vinila (PVC): O PVC é o terceiro polímero plástico sintético mais produzido no mundo, depois de polietileno e polipropileno. PVC vem em duas formas básicas: rígida e flexível.
Policarbonatos (PC): polímeros PC são um grupo de polímeros termoplásticos contendo grupos carbonato em suas estruturas químicas.
Acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS): O ABS é um polímero termoplástico comum, cujas propriedades mecânicas mais importantes são a resistência ao impacto e a tenacidade.